Associação Flor do Tâmega Apoio a Deficientes em Chaves
Como nascemos
Um grupo de pessoas acreditou, e confirmou, que é possível construir uma obra, em conjunto, com vontades e esforços. Como dizia Fernando Pessoa “Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce”.
A falta de retaguarda familiar e problemas sociais resultantes da idade avançada dos progenitores, levaram este grupo de pessoas a procurar um espaço para albergar (acolher e manter ativos) jovens Deficientes em regime de semi-internato e a integrarem-se na comunidade (envolvente), bem como ajudar (alertar ou apelar) a sociedade a saber aceitar a diferença e deixar que quem mais necessita possa usufruir de melhores condições de vida.
Demos corpo a um Projeto de Vida para o cidadão DIFERENTE (do nosso) no Concelho de Chaves.
Com a criação de uma valência de CAO (Centro de Atividades Ocupacionais) que funciona na Quinta da Trindade Lote 58 Loja 1e 2.
O que fazemos
Fundada a 18 de Maio de 1998, a Associação Flor do Tâmega Apoio a Deficientes é uma instituição sem fins lucrativos, que baseia o seu trabalho em três aspetos essenciais: o Apoio aos Deficientes; Preservação dos seus direitos; e a sua Participação e Inclusão na sociedade.
A Associação Flor do Tâmega possui um vasto historial de serviços prestados à comunidade, nomeadamente através da valência de Centro de Atividades Ocupacionais (C.A.O.), onde os utentes da Instituição usufruem de diversificadas atividades que os mantém ocupados e ativos, subdividindo-se em duas grandes áreas: Atividades Ocupacionais (Expressão Plástica, Expressão Dramática/Corporal (Teatro e Dança), Desporto Adaptado (Ginásio e Piscina), Atividades Recreativas/Culturais, Atividades de Bem Estar), e Atividades Socialmente Úteis (Informática, Secretariado e Atividades de Vida Diária (AVD)).
Seguindo uma dinâmica imprimida pelos profissionais que integram o seu quadro de pessoal, e se dedicam a esta causa, esta instituição de utilidade pública procura prestar o melhor apoio possível aos seus clientes, que à data se contabilizam em 20 diários e permanentes. A Associação Flor do Tâmega Apoio a Deficientes possui ainda um grande número de proponentes em lista de espera, e que neste momento não são alvo de um apoio mais individualizado, devido ao facto de não possuirmos ainda instalações com capacidade de prestar apoio condigno e qualificado a um maior número de Pessoas com Deficiência.
A nossa instituição pretende intervir junto da comunidade, tentando combater a desagregação social que alguns jovens e adultos do concelho de Chaves vivem e na prossecução deste objetivo está a ser realizado um levantamento capaz de identificar e caracterizar a população com deficiência do concelho de Chaves, que sustente o planeamento de medidas de intervenção neste âmbito. O levantamento que, até ao momento, contabiliza 143 pessoas com deficiência mental, motora, auditiva e multi deficiência trata-se de um passo fundamental para posteriores ações a levar a cabo, nomeadamente a implementação de respostas sociais devidamente adaptadas à realidade da população.
Assim sendo, entendemos que esta instituição se encontra vocacionada para ajudar não só as pessoas com Deficiência a se integrarem na comunidade envolvente, bem como ajudar a sociedade a saber aceitar a diferença e deixar que quem mais necessita possa usufruir de melhores condições de vida.
Acreditamos nas competências integrativas da pessoa com Deficiência, e pretendemos ajudar o concelho de Chaves na Inclusão de pessoas com Deficiência.